segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

P... o quê???

PSOL, PMDB, PRONA, P-isso, P-aquilo... Já foi o tempo em que a sigla era a 'cara' do partido. Já foi o tempo em que o S de algumas outras representava o caráter socialista do partido. Hoje em dia a política está apinhada de siglas e mais siglas, de partidos nascidos de rachas de partidos maiores e com mais tempo de formação, netos de fulano e filhos de sicrano (o que não é nenhuma novidade na política brasileira). Mas alguém aí pode me contar aqui baixinho, qual é a do PSOL ou o que quer dizer isso? Pra mim até hoje esse partido foi o nicho de Heloísa Helena, uma barraqueira de porta de congresso de primeira. Mas, além disso, nada mais.
Dizem por aí que ele pretende ser "o novo PT", e dizem isso com o apoio intelectual do PSTU. Como assim? Um Partido dos Trabalhadores em edição revista e ampliada? Formado por quem acha que pensar a política é correr de um lado pra outro? Sinceramente, tomara que eu esteja errada, mas não tenho confiança nenhuma nesse "novo partido". Se é que ele pretende ser o PT, ou o new-PT, ou abrigar a new generation do PT eu não sei. Só acho que os partidários do PSOL (PSOListas???) deveriam prestar bem atenção na imagem que querem passar. Querem se construir por cima da imagem do PT, querem começar já por cima, e se esquecem do caminho trilhado pelo Partido dos Trabalhadores até as eleições de 2002. Se esquecem que o partido cresceu, desde cedo, devido à sua militância (militância essa que é o que está reestruturando o partido agora), e não com aparições escalafobéticas na mídia.
Se querem se manter aí por muito tempo, é bom aprender o que foi muito dolorido para o PT: não dá para abrir concessões, não dá pra tentar administrar o sistema da forma que quiser.
O PSOL ainda não virou piada, a exemplo do PRONA, e vai ter que rebolar para que isso não aconteça. E vai ter que começar a fazer política, no sentido limpo do termo.
Ou então vai ser só mais uma sigla sem significado, como me disse uma garota de quinze anos esses dias: "Vou votar nulo. Pelo menos sei o que isso quer dizer".

Anna Raíssa

2 comentários:

Anônimo disse...

oi, dona blogueira, td bem? até que enfim vc resolveu publicar as maluquices dessa sua cabecinha doidinha, neh? passei pra dar um alô.. bjs

annarraissa disse...

Dona puliça! Que honra tê-la aqui. Tamo com saudades, guria. Apareça mais vezes! Beijos